História

Conheça a evolução da TAAG e faça parte da nossa história!
Desde 1938 estamos juntos

Com mais de 82 anos de existência, a TAAG é uma companhia que demonstra a sua capacidade de inovação. Uma companhia com um passado glorioso e um futuro brilhante pela frente.

  • 2021
  • 2021

    Em Janeiro a TAAG recebeu a terceira das seis aeronaves do tipo Dash 8-400, compradas à empresa “De Havilland of Canada Limited”, no âmbito da modernização e reestruturação da companhia nacional de bandeira.

  • 2020

    Em Agosto Baptizada com o nome “Zaire”, o segundo avião da companhia De Havilland Canada (DHC), do tipo Dash 8-400, chegou a Luanda. A Sonair, o Serviço Aéreo da Sonangol, entregou formalmente, dois Boeing 737-700 à TAAG, a cessar as operações de carreira. Em Junho a primeira das seis novas aeronaves adquiridas pela TAAG à companhia Havilland of Canada Limited, chega ao país com um novo logótipo. Com a diversificação da frota, a companhia tem em mira a redução dos custos operacionais e o plano de reestruturação e das medidas adoptadas para a mitigação dos efeitos da pandemia. Em Maio a TAAG assume todos os voos humanitários de apoio ao combate à Covid-19. Em Abril a TAAG cancelou, desde o início do Estado de Emergência da Pandemia de COVID-19, 204 voos domésticos, o que representa uma perda de 16.500 passageiros. Em relação aos voos internacionais, foram cancelados 180, o que corresponde à perda de 30 mil passageiros.

  • 2019

    Em Outubro a TAAG realiza o último voo de Luanda para a cidade brasileira do Rio de Janeiro, interrompendo uma operação de mais de uma década. Em Maio a TAAG volta a ter o acompanhamento periódico e regular da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), que aprovou o Programa de Auditorias de Segurança (IOSA) para a companhia angolana. Em Abril a TAAG retoma os voos de carreira regular para Cabo Verde, depois de três anos de suspensão na ligação. Em Janeiro A TAAG figura entre as dez melhores companhias aéreas africanas em 2018 listadas pela revista especializada “Skytrax”.

  • 2018

    Em Outubro o primeiro Conselho de Administração da TAAG, recentemente transformada em Sociedade Anónima, S.A, tomou posse, tendo como um dos desafios a modernização e competitividade da companhia. O presidente da Comissão Executiva, Rui Carreira, referiu que a companhia pretende focar-se primeiro no cliente, incutindo esse espírito nos trabalhadores, nas vertentes comercial, financeira e operacional. Em Janeiro o acordo de partilha de código entre as Linhas Aéreas de An­gola (TAAG) e a South Africa Airways (SAA) nas rotas de Joanesburgo, Cidade do Cabo, Lusaka, Harare e Hong Kong entrou em vigor.

  • 2017

    Em Julho após rescisão unilateral pela Emirates do contrato de gestão com a TAAG, é nomeada uma comissão coordenada por Joaquim Teixeira da Cunha, tendo por coordenadores adjuntos Rui Paulo de Andrade Telles Carreira e Wiliam Rex Boutler, integrando ainda Eric Zinu Kameni, Nuno Ricardo da Silva Oliveira Pereira, Patrick J. Rotsaert e Vilupa Mathanga Gunatileka.

  • 2016

    Em Outubro o último avião de uma encomenda de três aparelhos efectuada pela companhia junto da Boeing chega a Luanda, baptizado com o nome Morro do Moco, situado na província do Huambo, o avião tem capacidade para transportar 225 passageiros em classe económica, 56 em executiva e 12 em primeira classe, possibilitando o acesso a telemóvel e Internet. Em Junho TAAG está autorizada a voar para toda Europa. Em Maio com a recepção do avião baptizado “Iona”, a transportadora aérea nacional, tornou-se no maior operador do Boeing 777, conhecido por “Triple Seven” em toda a região da África Austral.

  • 2015

    Em Setembro toma posse o novo Conselho de Administração, onde cinco foram indicados pelo Governo Angolano, nos termos do acordo, enquanto os demais (todos executivos, incluindo o PCA) são da conveniência da Emirates. Em Junho comemorou-se o do trigésimo aniversário do início das operações da companhia para o Brasil. Em Abril a TAAG retoma os voos de carreira regular para Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, depois de uma ausência de cerca de cinco anos.

  • 2014

    Em Setembro foi assinado do acordo de parceria estratégica de cinco anos com o Grupo Emirates. EM junho chegou o novo boeing-777-300-ER à cidade de Luanda, proveniente de Seatle, Estados Unidos da América.

  • 2013

    Em Agosto a TAAG obteve a classificação de três estrelas no Ranking de Serviços ao Cliente, atribuída pela Skytrax, posicionando a transportadora nacional em linha com algumas das mais prestigiadas companhias aéreas mundiais. Em Maio a TAAG iniciou voos semanais para Havana, República de Cuba, no quadro da estratégia de crescimento da companhia a médio e longo prazo.

  • 2012

    A Taag assinou quatro acordos com a norte-americana Boeing para a compra de três aeronaves, avaliadas em mais de 600 milhões de dólares norte-americanos.

  • 2011

    Em Agosto a TAAG lançou um Programa de Passageiro Frequente, que permiti a fidelização da relação entre a companhia e os clientes. Em Julho chegou a Luanda o segundo Boeing 777/300ER, denominado “Welwitschia Mirabilis e foi inaugurada a rota para Porto (Portugal). Em Junho chegou primeira aeronave do tipo 777-300ER, de um grupo de duas recentemente adquiridas.

  • 2010

    A TAAG é autorizada a operar para o todo o espaço aéreo europeu com a sua moderna frota de Boeing 777 e 737.

  • 2009

    A TAAG continua a fazer história, melhorando as ligações entre Angola e o resto do mundo, abrindo novas rotas para a Europa, Dubai e China. Estando totalmente empenhada em demonstrar a sua adesão aos mais elevados padrões internacionais, a TAAG é premiada com a certificação IOSA da IATA.

  • 2008

    São abertas novas rotas para Dubai, Bangui, Douala, Beijing. Em Agosto é adquirido mais um boeing 777-200 ER.

  • 2007

    Em Janeiro a TAAG recebe o seu quarto avião B737-700NG.

  • 2006

    Em novembro a TAAG adquire cinco novos aviães BOEING, sendo dois B777-200ER e quatro B737-700NG.

  • 1997

    A 8 de julho a TAAG adquire o seu primeiro BOEING 747, a que deu o nome de "Cidade de Kuito", em homenagem ao povo mártir daquela cidade.

  • 1995

    Reabertura da Linha de Lusaka, Zâmbia.

  • 1994

    Abertura a Linha de Joanesburgo, África do Sul.

  • 1993

    Abertura a Linha de Harare, Zimbabwe.

  • 1991

    São criadas duas novas empresas autônomas: A Angola - Air Charter, para voos charter de carga e passageiros e a Sociedade de Aviação Ligeira, S.A.R.L., para o serviço de táxi-aéreo e de propósito múltiplo, dedicada a voos especializados de desinfestação, combate a incêndios, etc.

  • 1990

    A TAAG transporta 700 mil passageiros e cerca de 60.000 toneladas de carga e correio.

  • 1986

    A TAAG transporta um milhão de passageiros. A queda brusca dos preços do petróleo e o agravamento da situação político-militar no País exigem da empresa um esforço especial . A paralisação quase absoluta dos transportes rodoviários e ferroviários forçam a TAAG a voar entre as principais cidades com ocupações raramente abaixo dos 100% da oferta. Durante anos, a TAAG foi o único elo de ligação entre as cidades do País, o que bastante orgulha os seus cerca de 5.000 trabalhadores.

  • 1985

    No dia 16 de junho de 1985 se iniciaram as operações para o Brasil com destino RIO DE JANEIRO com o equipamento BOEING 707.

  • 1980

    A 13 de fevereiro é publicado no Diário da República o Decreto No 15/80 que cria a Empresa Linhas Aéreas de Angola, U.E.E., abreviadamente designada por TAAG. Com aquisição dos novos BOEING 707 inicia-se rápido crescimento da TAAG. As estatísticas são suficientemente elucidativas. Em 1977 a TAAG transporta 230.000 passageiros em voos domésticos, atingindo no ano seguinte os 795.947. Em voos internacionais o desenvolvimento da companhia passa no mesmo período para 130.838 transportados. Outros dados estatísticos são também esclarecedores: 43.095 toneladas de carga e correio transportadas num ano. As asas da TAAG voam 31.852 horas, percorrendo 18 milhões de quilômetros.

  • 1976

    A 3 de março com a chegada ao país do primeiro BOEING 737 é iniciada a era do jato em Angola.

  • 1975

    Após a proclamação da independência, é criada a empresa nacional TAAG - Linhas Aéreas de Angola. São iniciadas negociações com a TAP para a participação da TAAG (como companhia aérea de bandeira) nos voos Luanda-Lisboa. Os primeiros voos Luanda-Lisboa passaram a ser operados por aviões TAP com a sigla DT das Linhas Aéreas de Angola. Nesses voos os passageiros começam a ser assistidos por pessoal de cabine da TAAG. São nomeados os primeiros angolanos para a administração da Empresa.

  • 1973

    A DTA transforma-se em empresa de capital misto com a designação de TAAG – Transportes Aéreos de Angola, S.A.R.L., com capital majoritário do Governo, 30% da TAP e o restante repartido por empresas privadas. Durante esse período a TAAG explora os voos domésticos e inicia as carreiras regionais para S. Tomé e Windhoek. As rotas Luanda-Lisboa e as ligações a Maputo, Beira e Salibury (hoje Harare) pela TAP.

  • 1962

    É adquirido o primeiro avião FOKKER FRIENDSHIP F-27.

  • 1948

    Entram em serviço os primeiros aviões DOUGLAS DC-3.

  • 1940

    Com uma frota de cinco pequenos aviões DRAGON RAPID, KLEMEN e LEOPARD MOTH são ativadas as primeiras linhas regulares entre Luanda-Moçâmedes (hoje Namibe) e Lobito, e os primeiros voos internacionais Luanda – Ponta Negra.

  • 1938

    Por Decreto-Lei do então Governo Geral de Angola é criada a DTA – Divisão de Exploração dos Transportes Aéreos de Angola.