São considerados casos médicos todos os passageiros doentes que necessitem de assistência especial a bordo. Conheça as condições de transporte de doentes!
É considerado um caso médico quando o passageiro tem uma situação clínica e se encontra dependente de terceiros e/ou assistência personalizada. Esta condição deverá ser informada no acto da reserva e deverá ser preenchido pelo médico responsável um documento (MEDIF) onde será descrito o diagnóstico para posteriormente ser analisado pelos serviços médicos da companhia.
Sempre que um passageiro viaja na condição de caso médico com maca, deverá ser acompanhado por um médico ou enfermeiro, de preferência a viajar na mesma classe. Deverá constar na reserva os detalhes sobre a ambulância nas escadas de partida/chegada (hospital de origem e destino). Obrigatoriamente deverá constar na reserva o contacto do passageiro ou acompanhante no local de embarque. Esta facilidade só existe em classe econômica.
Sempre que seja necessário a administração de oxigénio, o passageiro deverá viajar acompanhado por alguém que o saiba ministrar, preferencialmente um médico ou enfermeiro. O passageiro poderá transportar o oxigénio medicinal suplementar, desde que cumpra as normas da respectiva ficha médica do equipamento. Não é permitida a administração de oxigénio pelos tripulantes.
Caso um passageiro tenha uma fractura ou fracturas nos membros inferiores, provocando imobilização dos mesmos e necessitando de espaço para as pernas, poderá ser accionado um lugar extra para assim poder apoiar o membro fracturado durante a viagem. Os lugares extras podem também servir para transportar bagagem frágil e volumosa, instrumentos musicais ou para mala de correio diplomática. Para qualquer esclarecimento, ou reserva, por favor entre em contacto com o respectivo departamento de reservas.